Imagem capa - ELOPEMENT WEDDING por Rogério Farias Fernandes
ELOPEMENT WEDDING

ELOPEMENT WEDDING

Elopement: personalidade e espirito livre. 


Somente o seu amado, você e mais ninguém!   


Esse é o verdadeiro significado do “ELOPEMENT”.   


Tendência que chega com força no Brasil e já é uma realidade no exterior, o “elopement” ( que vem do inglês “elope” e significa “fugir”) é a alternativa perfeita para casais que buscam algo realmente original e singelo para o seu casamento, fugindo das tensões do casamento tradicional. Essa ideia tem ganhado cada vez mais adeptos, que elegem paisagens brasileiras e estrangeiras para o Grande Dia.



A ideia é simples, fazer um casamento sem a presença de qualquer convidado. Em uma paisagem paradisíaca ou com um cartão postal de fundo, é uma opção a quem deseja uma experiência única e inesquecível sem pensar em um grande evento.

Existem inúmeras vantagem no elopement wedding, talvez a primeira é a de que os noivos não precisam se preocupar com grandes detalhes de uma festa grande com convidados, por exemplo. De fato, com o grande número de convidados e detalhes a resolver, o casamento tradicional passa a ser um evento altamente estressante onde os noivos quase não conseguem curtir e relaxar em um momento que deveria ser só deles. 

Essa proposta permite aos noivos curtirem todas as etapas e escolhas, de forma muito mais leve e sem o peso dos compromissos protocolares ou os desejos de outras pessoas que não eles mesmos.

 Outro importante ponto positivo é financeiro. Um casamento "simples" em Porto Alegre, por exemplo, costuma sair por R$ 100 mil reais, enquanto em um elopement, um casal não gasta mais do que R$ 20 mil contando com as passagens aéreas, estadia, alimentação, passeios e ainda os custos de fotografia, celebrante, make, cabelo, roupas e outros detalhes.



Perfis de casais para o elopement wedding:

1- Casais mais maduros. Aqueles já moram juntos há algum tempo, mas não fizeram uma celebração quando se casaram. Funciona como espécie de renovação de votos.

2 - Casais “trip lovers”. Normalmente profissionais liberais que possuem maior flexibilidade nas suas agendas. Por ser mais econômico, acabam por satisfazer dois sonhos em um, o de casar e conhecer uma parte do mundo que sempre desejaram.


Então vamos organizar as ideias!

O que fazer e no que pensar?

Escolha um destino dos sonhos do casal, geralmente lugares paradisíacos. 

- Defina uma data. Assim como no "destination wedding", é muito importante checar se a data estipulada cai em uma boa época do ano no destino; se estará muito calor ou muito frio para evitar surpresas.

- Procure por um assessoria especializada e que conheça o destino.

  1. - Ter alguém que conheça o local escolhido pelos noivos para o casamento e possa indicar fornecedores e ajudá-los a planejar tudo é fundamental. 

  2. - Organize-se com, pelo menos, 6 meses de antecedência.

  3. - O tempo de organização de um elopement também pode ser bem mais curto que um casamento tradicional. Lembre-se, como não terão convidados, você pode marcar o casamento para o dia de semana, terá muito menos fornecedores e as possibilidades encima desses fatores são muito maiores!


Elopement em PORTUGAL.

Pensar em Portugal é pensar em conforto e cenários de cair o queixo! A língua portuguesa já é um conforto por si só. Não bastasse isso, os valores encontrados por lá são os mais acessíveis da Europa, somados aos cenários repletos de castelos e fortalezas medievais. Portugal tem todas as opções, desde lugares históricos, praias impressionantes, a Serra da Estrela e os campos do Alentejo.

Particularmente, por ter morado em Vila Viçosa, recomendo fortemente os campos de oliveiras, cercados por castelos desta região. Vinhos incríveis, culinária marcante e o acolhimento do povo do Alentejo fazem toda a diferença e fará seu elopement especial.


Elopement na IRLANDA.

A verdadeira essência Irlandesa é a alegria! Povo extremamente hospitaleiro e alegre, as cores da cultura Gaélica invadem o coração dos apaixonados! Incríveis cenários, dignos dos filmes medievais, fazem o casamento perfeito, regado a muita cerveja! Um lugar se destaca em especial para a cerimônia, A oeste da ilha, “Cliffs of Moher, no condado de Clare. Fui presencialmente ver esse conjunto de imensas falésias que chegam a 214 metros de altura que comportam uma torre construída em 1835, chamada de Torre de O’Brien.


Elopement em ISRAEL.

Aos que gostam de religiosidade, Israel é o destino! A “Terra Santa” é o abrigo de 3 grandes religiões mundiais: Judaismo, Cristianismo e Islamismo (este último mais fortemente em Meca). Durante os 6 meses que morei lá, pude conhecer lugares impressionantes e que seriam PERFEITOS para o seu elopement. Massada (nas margens do Mar Morto), Ein Gev (as margens do Mar da Galiléia), o centro histórico de Jerusalém são apenas 3 dos lugares absolutamente deslumbrantes desse lugar sagrado! 

Sou suspeito em falar de Israel! Sou apaixonado pela diversidade cultural, pelas paisagens, e pela força espiritual desde lugar! Voltaria facilmente a morar lá e desejo a todos essa experiência!

Seja qual for o seu destino, é impossível não se emocionar e buscar profissionais que realmente conheçam os lugares e saiba exatamente o que está fazendo.

Estou a sua disposição para tirar as suas dúvidas!


Rogério Fernandes